Círculo de ouro de Simon Sinek: O que seria?
O círculo dourado de Simon Sinek.
O conceito do círculo de ouro de Simon Sinek significa que cada um precisa ter uma paixão com base em suas próprias convicções. Desse modo, essa paixão seria o motivo pelo qual a pessoa seguiria a vida.
Assim sendo, planos seriam traçados e metas seriam estabelecidas para alcançar o objetivo final. Entre outros, a paixão/propósito seria o ‘porque’, o planejamento estratégico seria o ‘como’ e o objetivo final/resultado seria o ‘o que’. A sinergia desses três elementos formariam o círculo dourado de Simon Sinek.
Diante disto, falarei um pouco o que significa cada elemento individualmente.
Significado do ‘Porquê’ do círculo dourado de Simon Sinek
O ‘porquê’ pode ser traduzido como o seu/sua:
Propósito.
Causa.
Crença.
Convicção.
Ele é oferecido como motivo para compra. Ademais é um sentimento de pertencer a algo maior e poder sentir em seu âmago (SINEK, 2018, p. 67). O ‘porquê’ é aquilo em que você acredita e deve ser imperturbável/incorruptível frente às divergências de opiniões de outras pessoas.
Quando você fala o seu porquê para as outras pessoas, elas sabem quem você é. A consequência disso é que você consegue atrair pessoas que acreditam neste seu ‘porquê’. É como se fosse um imã em que magnetiza apenas aqueles que acreditam na mesma coisa que o seu porquê e estão dispostos a seguir e conhecer o que você vende.
Martin Luther King e a empresa APPLE são exemplos disto. As pessoas acreditavam muito no porquê dessas entidades, não apenas pelo motivo de acreditar em seus ‘PORQUÊs’, mas também pela razão de que os seus ‘PORQUÊs’ eram pronunciados de maneira objetiva e com muita clareza. Esta é uma lição: o porquê precisa ter clareza. Como escreve Simon Sinek (2018, p78):
“Tudo começa pela clareza. Você precisa saber POR QUE faz O QUE faz. Se as pessoas não compram O QUE você faz, mas POR QUE o faz e você mesmo não sabe qual é o seu propósito, como qualquer outra pessoa vai saber? Se o líder de uma organização não é capaz de formular claramente POR QUE ela existe em termos que vão além de seus produtos ou serviços, como pode esperar que os funcionários saibam POR QUE ir para o trabalho?”
Significado do ‘Como’ do círculo dourado de Simon Sinek
O Como pode ser entendido como:
O planejamento com comprometimento;
Uma estrutura (um passo a passo);
Valores e princípios;
Ações necessárias para realizar o porquê (a crença);
Pequenas metas para ajudar a consciência a definir prioridades;
O uso da disciplina e perseverança para alcançar o seu porquê;
A combinação de execução com excelência, adaptação e persistência (MIT, Revista execução, nº4, 2021, p.63).
A disciplina de nunca se desviar de sua causa, manter-se responsável por COMO você faz as coisas; esta é a parte mais difícil (SINEK, 2018,p.78–79).
O Como de Simon Sinek seria o que Angela Duckworth chamaria de “Garra”. Para a autora, ‘garra’ é a combinação de paixão (porquê) e perseverança em objetivos (como) de longuíssimos prazos. “´É ver a vida como uma maratona, não uma simples corrida.”
Simon Sinek diz que o COMO devem ser verbos e não substantivos, visto que existe a necessidade de serem palavras que instigam a pessoa a ir para a ação. A formulação de nossos valores como verbos nos dá uma ideia clara de como agir em qualquer situação (2018, P.79).
Nesse sentido, ele escreve que:
Não é integridade, é fazer sempre a coisa certa;
Não é inovação, é olhar o problema de um ângulo diferente.
É no COMO que você consegue ter alta capacidade de concentração. Um estado de imersão profunda naquilo que está fazendo, sem ser atrapalhado por distrações externas. É o famoso estado de flow da alta performance.
Nesta mesma ideia, Oscar Schmidt (MIT, Revista execução, nº4, 2021, p.65). — pontuador do basquete olímpico — escreve que:
A alta performance é o máximo da concentração. Quando você vê o jogo em câmera lenta, mas você não está em câmera lenta. Tive essa sensação várias vezes em minha carreira e em todas essas vezes não perdi.
Significado do ‘O que’ do círculo dourado de Simon Sinek
O O QUÊ pode ser entendido como:
O resultado dessas ações (resultado do COMO);
Demonstração tangível (materializado) do seu PORQUÊ;
O momento em que a sua autenticidade é vista, provada e inquestionada aos olhos dos outros, já que os seus resultados começam a falar por você.
O momento em que você é autêntico: sabe o que precisa fazer para alcançar resultados;
Nascimento da autenticidade: você diz e faz coisas em que acredita, já que o seu PORQUÊ está muito bem consolidado. Caso contrário, isto não seria possível.
O O QUÊ você faz pode mudar com o tempo, mas o PORQUÊ de você fazer nunca deve mudar (SINEK, 2018, p. 167). Além do mais, o O QUÊ é como as pessoas enxergam quem é a sua pessoa. Quando, consistentemente, diz para os outros O QUÊ você faz e QUAIS (como) ações você realiza, as pessoas saberão o que você acredita.
Em suma, tenha disciplina em se manter focado no seu PORQUÊ e seja fiel a seus valores para não se desviar do caminho que tu almejas. Nas palavras de Simon Sinek (2018, p. 79–80):
Tudo o que você diz e faz tem que provar aquilo em que acredita. Um PORQUÊ é apenas uma crença. Os COMOs são as ações que você empreende para realizar essa crença. E os O QUÊS são o resultado dessas ações — tudo o que você diz e faz: produtos, serviços, marketing, ações de relações públicas, cultura e quem você contrata. Se as pessoas compram não O QUE você faz, mas POR QUE você o faz, então todas essas coisas devem ser consistentes. Com consistência, as pessoas verão e ouvirão, sem sombra de dúvida, aquilo em que você acredita. Afinal, vivemos em um mundo tangível. A única maneira de as pessoas saberem no que você acredita é por meio das coisas que você diz e faz, e se você não for consistente nisso, ninguém saberá no que você acredita.
O equilíbrio entre “porquê”, “como” e “o que” gera confiança e valor.
Quando essas três coisas estão em equilíbrio, constrói-se a autenticidade. Além disso, a confiança dos consumidores para com seu produto/serviço é fabricada aos poucos. Com a construção da confiança, as pessoas começam a ver valor naquilo que você entrega.
Confiança e valor são conquistados com o tempo. É o que Simon Sinek (2018, 96) diz:
Confiança é um sentimento e surge quando temos a sensação de que outra pessoa ou organização é movida por outras coisas que não seu próprio ganho. […] Feito isto, vem o sentido de valor. Valor, por definição, é a transmissão de confiança.
É desse modo que é possível construir fidelidade (SINEK, 2018, p. 132):
Fidelidade Acontece quando as pessoas estão dispostas a sofrer algum inconveniente ou pagar um preço alto para fazer negócio com você. Podem até rejeitar uma oferta melhor — algo que a maioria tardia raramente faz.
Diante do exposto, sempre comece pelo PORQUÊ, já que é ele que fornece o contexto para tudo o mais. É o PORQUÊ que inspira as pessoas a agir. É o PORQUÊ que faz as pessoas comprarem. Isso faz seu produto/serviço não virar commodity.
Um exemplo de começar pelo PORQUÊ seria a própria APPLE. Vejamos:
Em tudo o que fazemos, acreditamos em desafiar o status quo. Acreditamos em pensar de modo diferente. A maneira como desafiamos o status quo é criando produtos lindamente projetados, simples de usar e intuitivos para o usuário. E o resultado disso são ótimos computadores. Quer comprar um? (SINEK, 2018, p.53).
Gostou do texto? Caso tenha interesse de me conhecer mais este é o meu linkedin (clique aqui) e esta é a minha conta no jusbrasil (clique aqui) onde eu publico diversos conteúdos jurídicos.
Referências:
SINEK, Simon. Comece pelo porquê. Rio de Janeiro: Sextante. 2018.
Simon Sinek Circulo Dourado. Acesso em: 31 out. 2021
Simon Sinek e o conceito do Círculo Dourado Acesso em: 31 out. 2021
Líderes com propósito: você sabe como funciona o Círculo Dourado de Simon Sinek? Acesso em: 01 nov. 2021