Como ter Mudança de hábitos duradouros para melhores resultados?
A mudança de hábitos começa pela mudança de comportamento, que, por sua vez, é originada pela maneira como nos enxergamos. Se não mudar a…
A mudança de hábitos começa pela mudança de comportamento, que, por sua vez, é originada pela maneira como nos enxergamos. Se não mudar a sua autoimagem, a mudança de hábitos não terá progresso e voltará para a estaca zero. Saiba mais sobre mudança de hábitos.
Mudança de hábitos para melhores resultados: comece pelo comportamento
existem três níveis (camadas) de mudança de comportamento que são:
- mudança de resultados (é o que você alcança);
- mudança de processos (é o que você faz);
- mudança de identidade (é o que você acredita).
A mudança de resultados é a primeira camada e está relacionada a maioria das metas como, por exemplo, perder peso ou vencer um campeonato. Já a mudança de processos diz respeito à segunda camada e está relacionada a alteração de hábitos como, por exemplo, desenvolver uma prática de meditação.
A mudança de identidade é a camada mais profunda e está relacionada a mudanças de crenças, visão de mundo, autoimagem e julgamentos sobre a própria pessoa e outras pessoas.
Comece a fazer mudanças a partir da sua identidade, uma vez que é ela que nos fornece uma direção sobre quem desejamos nos tornar. A identidade impulsiona nossas ações. Sem ela, a mudança que desejamos não será perene.
A título de exemplo, uma pessoa que deseja emagrecer normalmente pensa “quero ser magro (resultado), então irá adotar determinada dieta (processo). Contudo, ela não leva em consideração a maneira como olha para si mesma e nem percebe que sua antiga identidade é capaz de sabotar seus novos planos de mudança (CLEAR, 2019, p.31).
“A verdadeira mudança de comportamento é a mudança de identidade. Você pode começar um hábito por causa da motivação, mas a única razão que o fará cultivá-lo é ele se tornar parte de sua identidade. Qualquer um pode se convencer a ir à academia ou adotar uma alimentação saudável uma ou duas vezes, mas se não mudar a crença por trás do comportamento, é difícil manter as mudanças em longo prazo. As melhorias são apenas temporárias até se tornarem parte de quem você é.(CLEAR, 2019, p.34)”
Como mudar hábitos e atitudes?
Os hábitos são a incorporação de sua identidade. Logo, é necessário mudar as suas crenças e sua visão para obter uma mudança de hábitos duradouros. Em relação aos hábitos, quanto mais você repeti-lo, mais reforça a identidade associada a ele.
Quando você escreve todos os dias, incorpora a identidade da criatividade. Quando treina todos os dias, incorpora a identidade de uma pessoa atlética. Quanto mais evidências você tiver de uma crença, mais fortemente acreditará nela. Desse modo, sua autoimagem começa a mudar.
Esta alteração de comportamento, além trazer bons resultados, ensina a pessoa a confiar em si mesmo. Quando os hábitos se repetem e as evidências começam a serem irrefutáveis, a história que conta a si mesmo também começa a mudar. (CLEAR, 2019, p.39)
“Cada atitude que você toma é um voto para o tipo de pessoa que deseja se tornar. Um único voto não transformará suas crenças; mas, à medida que se acumulam, o mesmo acontece com as evidências de sua nova identidade. Essa é uma das razões pelas quais mudanças significativas não exigem mudanças radicais. Os pequenos hábitos fazem uma grande diferença ao fornecer evidências de uma nova identidade. E, se uma mudança é significativa, na verdade é grande. Esse é o paradoxo de fazer pequenas melhorias.”
Dito isto, James Clear escreve que a mudança de hábitos consiste em duas etapas:
Decidir o tipo de pessoa que quer ser;
Provar isso para si mesmo com pequenas vitórias.
A título de exemplo, uma pessoa que quer perder peso perguntaria “o que uma pessoa saudável faria? Ela comeria salada ou um burrito? Pegaria um táxi ou caminharia? Parece respostas óbvias, mas a questão é pôr em prática e não ficar apenas no mundo das ideias.
Quando realmente decide comer salada ou ir caminhar ao invés de escolher por alternativas mais cômodas no momento, você começa a mudar a sua identidade sobre quem deseja se tornar. Dessa forma, as vitórias virão a cada decisão tomada de acordo com os seus novos valores e sua nova identidade.
Com o tempo, os resultados começam a ter mais evidência. Isso faz com que não só os hábitos saudáveis se incorporem em sua nova pessoa como também constrói uma confiança sobre quem você é e a sua capacidade de executar aquilo que foi estabelecido.
Por fim, James Clear (2019, p. 42) escreve o porquê a mudança de hábitos é importante para nossas vidas:
● A maneira mais eficaz de mudar seus hábitos é se concentrar não no que você quer alcançar, mas em quem você deseja se tornar;
● Sua identidade emerge de seus hábitos. Cada ação é um voto para o tipo de pessoa que deseja se tornar;
● A verdadeira razão pela qual os hábitos importam não é porque acarretam melhores resultados (embora possam fazer isso), mas porque são capazes de mudar suas crenças sobre si mesmo.
E então! Gostou de aprender sobre mudança de comportamento e como ela pode trazer resultados duradouros? Comente aqui o que achou.
Isso ajuda muito no aprendizado e na disseminação do conhecimento.
Acredito que quando compartilhamos o que sabemos, mesmo que seja considerado pouco, colaboramos muito para o crescimento do outro.
Além disso, caso queira continuar essa conversa comigo sobre esse assunto, este é meu Linkedin: Erick Sugimoto.
Referências:
CLEAR, James. Hábitos atômicos. Rio de Janeiro: Atla Books, 2019.
Photo by Erwann Letue on Unsplash
Leituras que possa interessar:
Por quê não desistir no começo da jornada?